TOEFL ITP

TOEFL – ITP

 

O Núcleo de Línguas da UFSC (NucLi/UFSC) aplica, gratuitamente, para toda a comunidade da UFSC – alunos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu, servidores técnico-administrativos e professores, a prova de proficiência em inglês TOEFL-ITP. 

 

A inscrição é feita única e exclusivamente no site do Programa Inglês sem Fronteiras (aqui).

 

O resultado sai online, no mesmo site onde a inscrição foi realizada, e o resultado impresso deve ser retirado na secretaria do IsF – UFSC.

 

Conforme Memorando Circular 32/2014/PROPG, de 01/10/2014, a pontuação do TOEFL pode ser considerada para dispensa do teste de proficiência exigido para ingresso em programas de pós-graduação da UFSC. Veja documento, clicando aqui.

 

Informações também através do grupo do Facebook

 

O candidato que fará a prova deverá ler o edital de abertura de vagas para a prova de TOEFL disponibilizado no site do Programa Inglês sem Fronteiras (clique aqui). Deverá, também, ler as orientações abaixo.

 

  1. Chegue com ao menos 30 minutos de antecedência para se certificar do local do exame, poder verificar a lista de inscritos e ir ao banheiro, se for necessário.
  2. Evite levar materiais além dos que serão necessários para a prova, pois você não poderá entrar na sala com eles. Será permitido sobre a carteira APENAS dois lápis, uma borracha e o documento de identidade (RG).
  3. Desligue todos os aparelhos eletrônicos e deixe-os fora de seu alcance, embaixo da cadeira, no chão ou à frente da sala. É proibido manusear qualquer equipamento eletrônico durante o teste, sob penalidade de anulação da prova.
  4. Desative os alarmes de seu celular, pois alguns aparelhos, mesmo desligados, podem disparar o alarme.
  5. A relização do teste é feita totalmente a lápis, sendo proibido o uso de canetas e/ou lapiseiras, pois esses materiais anulam a correção automática feita por computador.
  6. Não é permitido qualquer tipo de comunicação entre os candidatos durante a realização do exame, sob penalidade de anulação da prova.
  7. Na hipótese de desrespeito às orientações indicadas, o teste será cancelado após o término da sessão que estiver em andamento.
  8. O TOEFL ITP é totalmente composto por questões de múltipla escolha, sendo que para cada questão são apresentadas quatro alternativas no modelo a), b), c) e d).
  9. As respostas devem ser preenchidas diretamente na folha de respostas e não no cadernos de questões. Não há tempo extra ao final da prova para prencher o gabarito.
  10. O teste é composto por três sessões: “Listening”, com duração de 35 minutos; “Structure and Written Expression”, com duração de 25 minutos; e “Reading”, com duração de 55 minutos.
  11. Durante a sessão de “Listening”, você deverá acompanhar as orientações que serão dadas pelo próprio áudio e que estarão presentes no livro-teste, ouvir o áudio para cada questão e assinalar a alternativa escolhida diretamente no gabarito.
  12. Não será permitido a nenhum candidato deixar a sala enquanto a sessão de “Listening” estiver em andamento.
  13. Havendo necessidade, será permitido ao candidato se ausentar da sala durante as sessões de “Structure and Written Expression” e “Reading”, desde que acompanhado por um fiscal e na medida de um candidato por vez. É importante salientar que não haverá reposição de tempo.
  14. Nas sessões de “Structure and Written Expression” e “Reading”, serão disponibilizados os horários de início e término das respectivas sessões, sendo que os candidatos serão avisados verbalmente antes dos 5 minutos finais.
  15. Os candidatos serão notificados ao término do teste e deverão soltar o lápis, fechar o livro teste e aguardar sentados até que o material seja recolhido pelos aplicadores.
  16. Em caso de dúvidas, consulte os aplicadores. Eles são credenciados para aplicar a prova e conhecem os procedimentos padrão de aplicação utilizados pela Certificadora ETS.

 

Lembrete sobre cancelamento/troca de data:

Caso algum candidato precise faltar no dia da prova, ele deverá fazer cancelamento/troca de data no site do Inglês sem Fronteiras, no mesmo local onde fez a inscrição, com antecedência mínima determinada pelo edital, sendo normalmente 4 ou 5 dias de antecedência. Após esse prazo, cancelamentos ou trocas de data não serão mais aceitos. Em caso de falta, justificativa apropriada, como atestado médico ou algo que realmente comprove que a falta ocorreu por motivo de força maior, deve ser apresentada.